Lâmpadas Fluorescentes | CIDAS - Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Ambiental Sustentável

O Problema Ambiental

A lâmpada fluorescente é um item comum por ser uma opção eficiente e econômica quando comparada com a lâmpada incandescente. Porém, há um aspecto negativo nessa escolha. O interior dessas lâmpadas contém mercúrio, substância muito perigosa para nossa saúde. O mercúrio ainda tem a companhia do chumbo na composição das lâmpadas. Cujo contato pode gerar sérios problemas de saúde.

O maior problema acontece quando a substância é inalada, ainda mais se a quantia de mercúrio elementar for grande, o que pode causar problemas neurológicos e até hidragirismo (intoxicação que causa tosse, dispnéia, dores no peito e outros problemas mais graves).

No meio ambiente, quando o mercúrio é despejado de maneira irregular em rios, por exemplo, ele volatiza e passa para a atmosfera, causando prováveis chuvas contaminadas. Pode acontecer também de animais e plantas reterem o mercúrio e assim contaminar o meio ambiente sem que exista chance de descontaminação.

Instruções de Descarte

Caso aconteça da lâmpada quebrar é preciso estar atento a alguns cuidados. Antes de limpar a área, a primeira coisa a fazer é retirar do local as crianças e os animais, além de não deixar que ninguém toque o material.

 Ventilar o ambiente também é importante. Por isso, janelas e portas precisam ser abertas o mais rápido possível. Para retirar os cacos, use luvas e os coloque em um saco plástico que possa ser lacrado para limpar os pequenos pedaços em pó. Use fitas adesivas e papel toalha umedecido para limpar os últimos resíduos que podem passar despercebidos.

 Se a lâmpada fluorescente quebrou em cima de roupas de cama ou qualquer outro tipo de material que tenha contato direto com o corpo, o material não deve mais ser usado antes de ser lavado.

 Pela periculosidade do material, o descarte deve ser bem direcionado e cuidadoso. Caso a lâmpada esteja quebrada, coloque os cacos em cima de um pano velho ou flanela e feche bem. Em seguida, coloque a trouxa dentro de uma sacola plástica e dê um nó. Caso a lâmpada não esteja quebrada, proteja-a com papel antes de transportá-la.

 Não deixe que este material seja levado pela coleta de lixo domiciliar. Procure se leve o material até um ponto de coleta mais próximo de você.