Coleta seletiva | CIDAS - Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Ambiental Sustentável

O Problema Ambiental

Ignorar a coleta seletiva pode causar sérios danos ambientais. É sabido que os recursos naturais estão cada vez mais escassos e, para evitar que tome dimensões ainda maiores, é necessário que tenhamos mais responsabilidade com o meio ambiente economizando matéria prima através da reciclagem. O problema do lixo começou a preocupar devido ao aumento da população e, principalmente, pelo modo como vem sendo feitos os descartes de materiais não orgânicos. É sabido que os lixões, onde o lixo é depositado sem qualquer tipo de seleção, limpeza, ou processos adequados, comprometem toda a área onde estão localizados e, consequentemente toda a região, ocasionando problemas principalmente de saúde, pois com o tempo, irá eliminar diversas substâncias e odores que promoverão a proliferação de bactérias e animais causadores de doenças tais como ratos, mosquitos e baratas entre outros.

Outra forma muito utilizada em algumas cidades, é o deposito do lixo em aterros sanitários, que são grandes terrenos em que o lixo é enterrado no solo. Esse tipo de depósito elimina os problemas causados pelos lixões, no entanto, assim como nos lixões se não houver uma seleção e cuidado com o lixo que é depositado no solo são muitas as possibilidades de contaminação do solo e das águas subterrâneas.

Instruções de Descarte

A separaçao do lixo é fundamental para evitar a contaminaçao dos resíduos recicláveis. A limpeza dos materiais é um dos itens que encarece o processo de reciclagem pois há grande consumo de água, energia e mão-de-obra.

Primeiramente é importante separar os resíduos secos (ou sólidos) dos úmidos e do sanitário:

- secos: materiais que podem ser reciclados tais como embalagens, pilhas e baterias, pneus, papéis, vidros, etc;

- úmidos: restos de comida, aparas de jardins, etc.

- sanitários: lixo do banheiro, papel higiênico usado, absorventes, cotonetes, fraldas descartáveis, etc

Depois da seleção, cuide dos resíduos secos:

- Limpe os materiais recicláveis;

- Amasse as embalagens para diminuir o seu volume;

- Separe em sacos os vidros, plásticos, papéis e metais, que sao os mais comuns;

Informe-se sobre os dias de coleta seletiva ou leve até a cooperativa ou posto de recebimento mais próximo.